O sedentarismo é uma pandemia já instalada há anos e que vem potencializando o surgimento de diversas doenças que afetam a longevidade.
Atualmente, as crescentes tecnologias facilitam o mínimo esforço:
O uso rotineiro do controle remoto e do sofá; viagens curtas e longas, uso frequente do celular; solicitar comida por aplicativos; trabalhar home office e muitas vezes se alimentar em frente ao computador e enquanto lê e encaminha mensagens no whastapp; pessoas dispostas com o hábito de usar o elevador (mesmo que por apenas um andar); ficar a maior parte do tempo sentado durante o dia do que na forma ativa são apenas alguns dos exemplos.
Permanecer muito tempo sentado, no trabalho ou em casa, reduz o tônus muscular e a capacidade respiratória, aumenta o apetite e diminui a vontade de realizar atividades motivadoras. Quem aqui já dormiu além da conta e passou o resto do dia com aquela moleza e sem vontade de fazer nada? Lembre-se que quanto menos se movimentar menos vontade terá de mover-se.
É importante salientar que o sedentarismo está presente em todas as etapas da vida. Não é apenas um problema dos adultos, mas principalmente das crianças. O risco de obesidade infantil é elevado acarretando doenças crônicas desde a infância. Hipertensão, distúrbios alimentares, doenças cardiovasculares, dores crônicas (na coluna lombar mais comum) osteoporose, obesidade e até determinados tipos de câncer são algumas das doenças associadas ao sedentarismo. Por esta razão é importante seguir uma vida ativa e saudável desde cedo.
Corroborando estes dados, estudos recentes evidenciaram uma relação entre sedentarismo e a má formação progressiva (encurtamento) dos telômeros (segmentos de DNA localizados nas extremidades dos cromossomos) das células imunológicas, o que estimula maior envelhecimento celular de todo o organismo.
A prevenção é o melhor remédio.
E como se prevenir e ter um estilo de vida mais ativo? Para mais informações não deixe de ler os próximos artigos aqui mesmo no meu blog na área de Saúde Geral.
Fonte Consultada: 1. Sjogren, P. et. al. Stand Up for Health- Avoiding Sedentary Behavior Might Lengthen Your Telomeres, British Journal of Sports Medicine. Doi: 10.1136/bjsports-2013-093342
2. Sitting is the New Smoking, Truly a Silent Killer, Start Standing. Stanford Health