Você já teve que abrir mão de alguma coisa que você gostava muito? Eu já diversas vezes e digo que não é fácil para ninguém mas vale muito a pena.
Todos nós sabemos que para ter uma vida saudável é preciso se exercitar, manter uma alimentação saudável e balanceada, dormir com qualidade, não fumar, não ingerir bebida alcoólica etc.
Mas por que é tão difícil fazer algo que sabemos que é bom para nós?
A primeira explicação pode estar no fato de o nosso cérebro estar programado a fazer algo daquela maneira, sempre. E mudar essa programação é sempre muito difícil. Muitas vezes achamos até impossível mudar hábitos, mas não é.
Outra é a autossabotagem. Isso ocorre muitas vezes na dieta. Mesmo sendo orientado por profissional de saúde nos dizendo que não é adequado ingerirmos determinado alimento que não faz bem à saúde, nosso cérebro sempre acaba dando um jeito de nos dizer o contrário (aquela voz interna, a conversa que você tem contigo sempre) e acabamos sempre nos dando mal.
Uma terceira hipótese é a certeza de que somos inatingíveis. “Sempre fiz desta maneira e nunca me aconteceu nada , não é agora que vai acontecer! Se precisar, um dia eu paro!”
– Mudar não é fácil. Mas é possível! Não digo que precisa ser algo tão radical. Dar pequenas escorregadelas na alimentação, furar a academia é algo comum e faz parte, mas isso NÃO pode ser REGRA!
Mas como eu posso reprogramar meus hábitos ?
vou passar algumas dicas abaixo🔻🔻.
Existem várias estratégias que podem ajudar o nosso cérebro a criar novos hábitos.
Por exemplo:
– Antes de comer algo que possa lhe fazer mal pense duas vezes e espere pelo menos 20 minutos (muitas x a vontade passa ) e lembre-se das consequências ruins que aquele alimento pode provocar (estufamento e dor abdominal , constipação, enjôo, celulite , etc…);
– Antes de desistir do exercício pense seriamente nos efeitos positivos ( ir à praia e não sentir vergonha de estar de biquíni ou calção de banho, ganho de massa muscular, definição muscular, emagrecimento, etc…);
e saiba: somos frágeis sim e algo ruim como uma doença mais grave pode ocorrer conosco e não só com o vizinho.
Viva mais e melhor!
Procure médico especialista para te auxiliar neste processo!