PARA VIVER MAIS E MELHOR E MANTER-SE JOVEM POR MAIS TEMPO

Acredito que todos nós quando éramos crianças queríamos sempre fazer aniversário e aparentar mais idade. Eu sempre perguntava a minha mãe quanto tempo faltava para completar um ano a mais do que eu tinha e contava os dias e meses para fazer aniversário. Acho que era pela festa e orgulho da nova idade que sempre ficava em destaque no bolo e nas velinhas que eram acessas para cantar o parabéns. Já na adolescência era para chegar logo à maturidade e quando começou a passar dos 30 anos tudo mudou. É quando geralmente, muitos de nós não queremos mais fazer aniversário e quando começa o pesadelo de falar a idade quando perguntam, o que demonstra o quão velho nos sentimos. 

Mas se completar anos de vida não significasse necessariamente envelhecer? Você já notou que tem pessoas de 60 anos que aparentam ter 40 anos e as de 40 anos parecerem ter 60 anos? Será que existe uma explicação?

Sim. Precisamos levar esta questão ao nível celular. Se fizermos um mergulho no coração genético das células vamos encontrar os cromossomos mais especificamente uma região chamada de telômeros cujo comprimento tem relação direta com a saúde. Telômeros curtos tem sido associado ao envelhecimento e às principais doenças crônicas como diabetes, doenças cardiovasculares e pulmonares, sistema imunológico deficiente e certos tipos de câncer, ou de desenvolver essas doenças com o passar dos anos.

Quanto mais conseguirmos manter e aprimorar estas estruturas evitando o seu encurtamento melhor. E o que podemos fazer para evitar isso?

Inicie avaliando como estão os seus fatores pessoais de bem estar e de estilo de vida e dê uma nota de zero a dez para cada item a seguir.

Bem estar 

  • Grandes exposições ao estresse: o estresse é inevitável, tudo depende da dose resposta e uma dose alta, persistente e prolongada causa danos celulares; 
  • Saúde emocional (depressão e/ou ansiedade);
  • Apoio familiar, conexão social.

Estilo de Vida

  • Nutrição;
  • Exercício;
  • Sono;
  • Ingestão e exposição de produtos químicos.

Nesta pequena reflexão podemos concluir que temos o poder de influenciar o nosso corpo e nossas células tanto de forma positiva quanto negativa. Tendo atenção e cuidando bem, vamos ter a chance de viver uma vida que não é somente mais longa, mas também melhor. E isto significa que as nossas próprias escolhas podem resultar em um legado celular positivo ou negativo para a próxima geração. 

PS: Coloque-se em forma para o próximo aniversário. A água se move e flui de forma fresca e contínua. Do mesmo modo, o veículo para a vida precisa ser cuidado afim de que se mantenha em forma por muitos anos.

Fontes consultadas: 1. Willeit P., et.al. Leucocyte Telomere Length and Risk of Type 2 Diabetes Mellitus, New Prospective Cohort Study and Literature-Based Meta-analysis. Plos One 9.

2. Zhang C., et al. The Association Between Telomere Length and Cancer Prognosis: Evidence from a Meta-Analysis. Plos One10.

3.Mello et al. Association Between Shortened Leukocyte Telomere Length and Cardiometabolic Outcomes: Sistematic Review and Meta-analysis. Circulation: Cardiovascular Genetics 8.