Você sabia que o consumo de refrigerante em dias quentes é ainda pior?

Refrigerantes nunca foram uma opção saudável para o consumo, mesmo estando descrito no rótulo que tem zero açúcar! Não se deixe enganar, este último tipo é pior do que o normal. Além de ter mais aditivos químicos contém edulcorantes artificiais como o aspartame que causa desequilíbrio nos neurotransmissores cerebrais serotonina e dopamina. 

Eu não quero te desapontar mas acredite que aquele refrigerante bem gelado que você tanto aprecia em dias quentes deverão estar com os seus dias contados. Isso claro se você quer ter saúde! 

Embora o refrigerante, geralmente cheio de açúcar e cafeína, seja prejudicial à saúde, ele pode ser ainda pior para o corpo no calor.

O motivo é que, quando você se exercita em clima quente, seu corpo regula sua pressão e conserva água, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins. Uma queda súbita e considerável no fluxo sanguíneo para os rins pode causar insuficiência renal aguda por causa da redução do oxigênio no órgão. 

Pesquisas recentes mostram os efeitos negativos que o refrigerante pode ter na função renal quando usado para saciar a sede em dias quentes.

Este estudo foi publicado no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology no inicio de 2019. Resultado de imagem para cuidado estes tambem sao refrigerantes

Foram avaliados a temperatura corporal central, frequência cardíaca, pressão arterial, peso corporal e os marcadores de insuficiência renal foram medidos antes do exercício, imediatamente após e 24 horas depois. Sete dias depois, os voluntários, com uma média de idade de 24 anos, foram submetidos ao mesmo teste novamente, mas trocaram de grupo, de modo que aqueles que tomaram refrigerante da primeira vez agora tomaram água e vice-versa.

Quando os voluntários tomaram refrigerante, 75% deles apresentaram níveis elevados de creatinina no sangue, um marcador de função renal. Apenas 8% dos participantes do grupo que tomou água sofreram elevação na creatinina. Além disso, os participantes que tomaram refrigerante também apresentaram:

Taxa de filtragem glomerular mais baixa, outro marcador de função renal.

Níveis mais altos de ácido úrico.

Desidratação leve.

Níveis mais altos de vasopressina, um hormônio antidiurético que aumenta a pressão arterial.

Pesquisas anteriores demonstraram que se exercitar em temperaturas muito altas eleva os biomarcadores de insuficiência renal, mesmo sem a adição do refrigerante. Porém, bebidas ricas em xarope de frutose aumentam ainda mais os riscos de insuficiência renal caso você esteja desidratado. Então, faz sentido que combinar os dois fatores dificulte ainda mais a função renal e aumente muito os riscos de insuficiência renal. Atenção maior para o grupo de atletas com treinos extensos em dias quentes e ao ar livre.

DICAS:

A melhor opção de bebida para hidratar-se é você ingerir água de qualidade. Basta trocar sucos e refrigerantes por água pura filtrada de preferência com PH alcalino > ou igual a 7.45.  A melhor forma de descobrir a quantidade de água que você precisa por dia é observando a cor da sua urina (ela deve ser amarela clara) e a frequência de suas idas ao banheiro (7 a 8 por dia, idealmente) que varia conforme a ingesta. Outra dica é você ingerir 35 ml/kg de peso de água, se for atleta amador ou profissional esta quantidade deve ser mais alta.

P.S:

1. O refrigerante tem PH ácido em torno de 2,5. E para estabilizar o PH sanguíneo corporal do nosso organismo que varia de PH 7,35-7,45 são necessários 32 copos de água para cada copo de refrigerante. Imagine se você ingerir uma garrafa inteira de refrigerante! O corpo não dá conta! Por isso muitas vezes você se pergunta porque está sempre doente. Uma das razões é porque você deve estar consumindo refrigerante com frequência e em demasia.  Isso acontece porque ele baixa a imunidade em 100 mil vezes.

2. Outro motivo pelos quais você precisa tomar água é para garantir o bom funcionamento dos rins. Inclusive, a desidratação crônica de baixo grau é uma das causas mais comuns de pedras nos rins.

E você já tirou o refrigerante da sua rotina diária? Nunca é tarde para começar. 

Inicie aos poucos. Vá devagar mas vá sempre!

Sua saúde em primeiro lugar!

Fonte Científica:

1.Christopher L Chapman, Blair D. Johnson, James R. Sackett, Mark D Parker, Zachary J. Schlader. Soft Drink Consumption During and Following Exercise in the Heat Elevates Biomarkers of Acute Kidney Injury. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, 2019.

2. Arroyo G. et. al. Rehydration with soft drink-like beverages exacerbates dehydration and worsens dehydration-associated renal injury. Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol. 2016 Jul 1;311(1).

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.