Você sabia que a dificuldade de emagrecer pode estar associada com deficiências nutricionais vitaminas, minerais, aminoácidos?
A grande questão é que o ganho de peso está relacionado ao excesso de consumo de alimentos com alta densidade calórica e de baixo valor nutricional levando o indivíduo a desnutrição.
E Hoje vamos falar brevemente sobre a relação da vitamina D no emagrecimento.
Que a vitamina D é fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, muitos de vocês já sabem.
Mas, o que poucos sabem é que a vitamina D é considerada um pró hormônio e que também está relacionada na prevenção e auxiliar no tratamento de diversas doenças como diabetes tipo 1, mal de Parkinson, depressão, obesidade dentre inúmeras outras.
Uma pesquisa recente da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com índices mais elevados de vitamina D no organismo emagrecem com maior facilidade, principalmente na região abdominal.
Um dos diversos mecanismos de atuação da vitamina D vai desde a ativação de receptores do metabolismo de gordura, ao estímulo ao hormônio LEPTINA que envia sinais de saciedade ao cérebro até a redução de gordura no tecido muscular, dentre diversos outros.
Ah Dra. então quer dizer que se eu estiver acima do peso eu preciso tomar esta vitamina? 🧐 Não obrigatoriamente!
A obesidade tem diversas causas, é multifatorial e precisa ser avaliada!
A única forma de descobrir se você tem carência de vitamina D e como tratar esta deficiência de forma adequada é consultando um profissional de saúde especializado em Medicina da Obesidade, Emagrecimento e Nutrologia.
Lembre-se que NÃO existe Emagrecimento Saudável e Sustentável SEM acompanhamento médico, nutricional e com equipe interdisciplinar adequado!