Chegou a hora do almoço. Você faz seu prato, senta na mesa e pega o celular para dar uma olhada como andam os posts no Instagram e de outras mídias sociais? Esse hábito pode engordar, além de irritar quem está sentado ao seu lado querendo bater papo.
Quem come entretido no smartphone consome 15% a mais de calorias na refeição –em média cerca de 79 calorias extras. Já ler um texto aumenta a ingestão energética em 20% –101 calorias a mais, segundo pesquisa do Departamento de Ciências da Saúde da UFLA (Universidade Federal de Lavras).
estudo, feito pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, também avaliou a importância da atenção nas refeições.
Os pesquisadores reuniram 42 participantes em um programa chamado mindful eating, que defende a atenção plena durante as refeições. As pessoas foram instruídas a comer seguindo algumas regras: mastigar mais, focar no momento presente, saborear os alimentos e fazer pausas entre as garfadas.
O estudo constatou que após 15 semanas desse programa os participantes perderam, em média, 1,9 quilo. E o melhor: sem precisar fazer outros ajustes ou mudanças na alimentação. Isso mostra que comer com atenção total nos deixa mais conscientes do que estamos ingerindo e nos faz querer comer menos durante as refeições.
A distração faz as pessoas comerem por gula (vontade- fome emocional) e não para suprir as necessidades do organismo (fome física). Aliás, essas distrações favorecem o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e farinha refinada, produtos industrializados que além de serem péssimos para a nossa saúde ainda são uma bomba calórica e sabotam a alimentação saudável.
Quando muito distraídos ao invés de comer um bombom come a caixa inteira. Em seguida, vai sentir a necessidade de outra coisa para beliscar e assim segue o ciclo. Mas há ainda as complicações emocionais.
O fato de estarmos sempre conectados e disponíveis pode gerar altos níveis de ansiedade. Essa emoção muitas vezes é uma das responsáveis por fazer exagerar na comida, tentando compensar e aliviar os problemas emocionais através dos alimento. Faça da sua alimentação uma rotina saudável. Alimente-se de maneira consciente!