O músico Paul McCartney lidera a campanha Meat Free Monday (segunda sem carne)no Reino Unido desde 2009 seguindo o legado da sua esposa Linda McCartney. “ It´sworld Vegetarian Day” ( é o dia mundial do vegetarianismo.)
Histórico: Como Surgiu a Segunda Sem Carne? (Meat Free Monday)
A Segunda Sem Carne (Meat Free Monday) foi criada inicialmente pela U.S. Food andDrug Administration- agência responsável pelas reservas de comida do exército americano e aliados durante a Primeira Guerra Mundial – como uma campanha para incentivar a redução do consumo de carne das famílias americanas. Ao reduzir o consumo de carne nas segundas-feiras, era possível gerar economia e se preparar para a possível escassez de comida, já que durante a Guerra, o acesso às matérias-primas era mais escasso e o futuro da situação do país era incerto.
Em 2003, a campanha foi revivida nos Estados Unidos com o objetivo de prevenir doenças causadas pelo excesso do consumo de carne, e acabou se espalhando pelo mundo. Hoje em dia, a Segunda sem Carne (Meat Free Monday) é apoiada por vários líderes internacionais, e foi aderida por mais de 40 países.
A campanha sugere não comer carne uma vez por semana, com o objetivo de diminuir o aquecimento global, conservar recursos naturais ambientais em prol da saúde e dos animais. A iniciativa também tem o apoio de suas filhas Stella e Mary.
“Acreditamos nos cuidados com os animais, para o meio ambiente e para as pessoas. É por isso que apoiamos também o Plant Based Treaty”. Disse o Ex-Beatle, vegetariano desde a década de 70. Segundo este tratado, a adoção de uma dieta sem alimentos de origem animal é a maior ação que uma pessoa pode colocar em prática em benefício do planeta. Pode reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos alimentos e ao desmatamento. “ Quando vejo bacon eu vejo um animal, eu vejo como se fosse um pequeno amigo, e é este o motivo que não consigo comê-lo. Simples assim. Disse Paul McCartney ao ser perguntado sobre sua escolha alimentar.
A segunda sem carne (Meat Free Monday) no Brasil, uma iniciativa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), é amplamente conhecida como a maior do mundo. Passou a ser adotada em outubro 2009. Para alcançar esse objetivo, a SBV tem contado com o apoio do Ministério da Saúde no Guia Alimentar para a população brasileira. Também importantes parcerias com ambientalistas, profissionais e deputado estadual da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. A campanha, que promove a redução do consumo de qualquer tipo de carne ao menos uma vez por semana, visa conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação vegetariana para a saúde, ao meio ambiente e aos animais. Além disso, a campanha incentiva experimentar novos sabores e receitas vegetarianas, promovendo uma alimentação mais consciente e sustentável.
Quer reduzir o consumo de carne e não sabe como? A segunda sem carne (Meat Free Monday) pode te ajudar. É importante frisar a importância da orientação do profissional de saúde caso você se identifique com esta proposta e queira fazer parte. Mesmo uma vez na semana é preciso saber quais são os melhores alimentos para agregar no dia da segunda sem carne.
Apenas um dia da semana sem comer carne. Será muito sacrifício?
E quando o convite é feito pelo ex-músico da banda Beatle, Paul McCartney?
Fonte Consultada: Sociedade Vegetariana Brasileira