OKINAWA: O TERRENO DO SEGREDO DOS CENTENÁRIOS – PARTE 1/2

Como viver mais e melhor?

Okinawa um dos locais das chamadas “Zonas Azuis” é uma ilha localizada no sul do Japão onde o número de pessoas centenárias é superior à média mundial. 

Mais especificamente no norte da ilha em uma área rural de três mil habitantes que está o maior índice de longevidade do mundo, razão pela qual é chamada de “aldeia dos centenários”. Em Ogimi, o nome do povoado, é onde os anciões são ativos até os últimos dias de vida.

Quando se pergunta os motivos pelos quais os habitantes desta ilha vivem mais e melhor podemos destacar:

1. Alimentação: Fazem suas refeições em pratos pequenos, comem uma variedade de alimentos sobre tudo de origem vegetal, rica em tofu, batata doce, legumes, frutas, cereais, quando comem carne é somente peixe apenas 3x na semana. Veremos com mais detalhes no próximo artigo A Dieta de Okinawa; 

2. Exercícios: passam ativos durante o dia, preferem caminhar a usar um carro. Os exercícios não são extremos, mas se movimentam todos os dias para passear e ir até a horta para a prática de jardinagem;

3. Chá verde: tem alto poder medicinal. Estudos recentes confirmaram tais propriedades e atestam a influência desta planta milenar na longevidade de quem a consome com frequência;

4. Ikigai: conhecem o sentido de sua existência na arte de envelhecer sempre jovem, o propósito e o sentido da vida. Dentro de cada um de nós existe um talento único que dá sentido aos nossos dias e nos estimula a darmos o melhor de nós até o fim. Ter um ikigai claro e definido gera felicidade e significado à vida;

5. Fatores cotidianos que contribuem para um caminho longo e saudável: Conseguem administrar o tempo para evitar estresse; vivem em um clima subtropical; passam o maior tempo ao ar livre; tem o hábito de celebrar a cada novo dia; preservam boas relações humanas: sociais, familiares e preservam grupo de amigos muito próximos os chamados “ Moais ”.

6. Manter-se ativo, nunca se aposentam: Um grande número de japoneses nunca se aposenta, seguem trabalhando naquilo que gostam a menos que a saúde não permita. Tal como Dan Buettner, jornalista da National Geographic relata “ ter um propósito é tão importante nessa cultura que eles não têm o conceito de aposentadoria “.

E estas são algumas das características de uma vida mais prolongada e com saúde dos centenários japoneses de Okinawa. Praticar hábitos saudáveis será sempre gratificante para a saúde. E caso ainda não descobriu o seu Ikigai não esqueça que sua próxima missão é encontrá-lo. Fico por aqui e até o próximo artigo.

Fonte consultada: Buettner, Dan. The Blue Zones: Lessons for Living Longer from the People Who´ve Lived the Longest 2016.