Quantas vezes você já ouviu e acredita que não comer glúten é modismo? Que produto sem glúten é para vender mais caro? Que sem glúten é só para paciente com Doença Celíaca ?
Então deixa eu te explicar que não é modismo não !! Existe também a Sensibilidade ao glúten Não Celíaca (NCGS) que é uma síndrome caracterizada por sintomas intestinais e extra intestinais.
A farinha de trigo nos tempos antigos nada se assemelha a farinha de trigo atual.
O glúten presente no trigo, cevada, centeio aumentou em aproximadamente 400%.
E nessa quantidade o nosso organismo não apresenta condições de lidar com esse excesso. Para você ter uma idéia o glúten demora em torno de 2 semanas para ser eliminado do corpo. Consumido em demasia vai retendo cada vez mais toxinas por não conseguir eliminar promovendo a alteração da microbiota intestinal, inflamação celular crônica e consequente retenção de líquidos.
O gasto de energia das células sadias para eliminar esta substância pode gerar alterações metabólicas e sintomas como cansaço, cefaleia, enxaqueca, sonolência, distensão abdominal, má digestão, gazes, insônia, lesões de pele, alergias, depressão, ansiedade, diminui imunidade, sensação de inchaço no corpo e em membros inferiores dentre outras.
Por isso orientamos as pessoas que quanto menos glúten ingerir mais saudáveis elas serão.
Dica: nada em excesso faz bem, não abuse dos alimentos sem glúten. TUDO NA VIDA É EQUILÍBRIO!
Quer saber mais? Te convido a ler o livro Barriga de Trigo do Autor William Davis!
Procure sempre orientação médica especializada!
Fonte: Elli L, et.al. Evidence for the Presence of Non-Celiac Glúten Sensibility in Patients with Functional Gastrointestinal Symptoms: Results from a Multicenter Randomized Double-Blind Placebo Controlled Glúten Challenge. Clinical Trial. Nutrients 2015.