A alimentação no pós-treino depende muito do tipo de exercício físico. Geralmente os de alta intensidade diminuem a fome até podem dar náuseas após o treino e demorar em torno de uma hora ou mais para começar a dar vontade de se alimentar. Se você realiza treinos deste tipo já deve ter passado pela sensação de “quase morte“ não é mesmo? E a última coisa que você pensa depois do término do exercício naquele momento é tudo menos comer. Por outro lado, os exercícios de força podem dar mais fome logo após o treino.
A parte individual, o horário do dia, a temperatura, local do treinamento, horário da última refeição é fundamental que o paciente relate ao seu médico para que ele consiga montar estratégias adequadas.
Nosso organismo possui uma reserva de energia, mas quando treinamos de forma intensa, ela é gasta rapidamente. Dessa forma, comer após o treinamento de força ou corrida, por exemplo, é importante para fazer a reposição de energia e do tecido muscular.
Quais são as consequências de não comer após a prática de exercícios físicos?
A alimentação após um treinamento é muito importante, pois é pela ingestão de alimentos que o organismo irá recuperar suas fontes energéticas e restaurar os tecidos que foram submetidos aos esforços como músculos, articulações e tendões. Um indivíduo que não se alimenta e ou suplementa corretamente após a prática de exercício físico, pode sofrer graves consequências, como:
• Catabolismo muscular, também conhecido como perda de massa magra e dificuldade de ganho de massa muscular;
• Lesões musculares, como cãimbras, contraturas e estiramentos;
• Lesões ósseas, incluindo fraturas e predispondo à osteoporose;
• Cansaço constante;
• Desnutrição.
Adequar a sua alimentação ao exercício e o seu treino a dieta é fundamental para adquirir o resultado desejado.
Sempre procure o seu médico e nutricionista para adequar a alimentação e suplementação de forma individual.
Fonte consultada: Vega Paula. Cross Nutrition Magazine 2 edição: Nutrição e Suplementação para Praticantes de CrossFit. Guia Prático para Hipertrofia e Recuperação Muscular 2021. ISBN 978-65-00-26340-4.