O desenvolvimento da inteligência emocional é tão importante quanto um corpo bem treinado para uma competição. Nesse ponto, o autoconhecimento emocional permite ao atleta conhecer suas próprias emoções. Ansiedade, estresse e depressão são alguns dos problemas emocionais enfrentados pelos grandes atletas. Daniel Goleman, autor do livro “A Inteligência Emocional”, fez um comparativo com um grupo de pessoas de desempenho excepcional e outro grupo de desempenho mediano. Os resultados mostraram que 90% da diferença da performance entre estas pessoas se devem a fatores relacionados à inteligência emocional.
Ao longo da vida, passamos por inúmeras situações complexas que podem despertar em nós emoções perturbadoras.
Na vida esportiva, isso não é diferente. Qual atleta nunca teve que lidar com impulsos advindos do estresse, ansiedade, raiva, pânico, tensão ou até mesmo medo? Com a falta de percepção dos sentimentos o corpo responde instantaneamente a isso.
Aprender a conhecer as emoções, bem como suas reações, pode te aproximar das conquistas, te deixando um passo à frente dos atletas que só possuem habilidades técnicas e físicas.
Se você é atleta amador ou profissional ou mesmo gosta de praticar exercício físico e gostaria de melhorar sua performance esportiva e deseja saber mais sobre como desenvolver a sua SAÚDE EMOCIONAL entre em contato!