Muitos processos fisiológicos relacionados à atividade, energia, recuperação, ganhos de força muscular e perda de gordura, bem como humor e função cerebral estão ligados e requerem aminoácidos! Quando utilizamos os aminoácidos ao invés de ingerir uma proteína inteira aumentamos a disponibilidade de aminoácidos para a síntese protéica. Veja a diferença entre aminoácidos e proteína. As proteínas são compostas por sequências de aminoácidos, formando o que chamamos de ligação peptídica.
Quando você ingere uma proteína (como alimentos ou em pó), seu corpo tem que digerir a proteína primeiro, o que significa que ela deve gastar energia (e tempo) para separar as ligações peptídicas e liberar os aminoácidos.
Qual a diferença entre suplementar com aminoácidos essenciais e whey protein?
Whey protein é uma combinação de proteínas individuais incluindo alfa-lactalbumina, beta-lactoglobulina, albumina sérica, lactoferrina e imunoglobulinas (anticorpos). Como todas as proteínas vai ser necessário a digestão e a quebra de suas ligações para ser liberado como aminoácidos.
Os suplementos de aminoácidos possuem em sua composição APENAS aminoácidos essenciais (que são aqueles que o nosso organismo não consegue produzir) em sua forma LIVRE, o que significa que não há ligações peptídicas que precisam ser quebradas. O resultado final é que, após a ingestão, os aminoácidos são levados imediatamente para a corrente sanguínea, apresentando uma absorção e utilização mais rápida e eficiente em torno de 99%. Em comparação com o Whey que é apenas 16% utilizado pelo organismo.
Converse com o seu médico para avaliar o que é melhor para o seu caso.
Fonte: Protein intake distribution pattern does not affect anabolic response, lean body mass, muscle strength or function over 8 weeks in older adults: A randomized-controlled trial
Young Kim a, c, Scott Schutzler a, Amy M. Schrader b, Horace J. Spencer b, Gohar Azhar a, Robert R. Wolfe a, Arny A. Ferrando- Clinical Nutrition, v.37,n.2,p.488-493, 2018.