Antioxidantes naturais da Dieta de Okinawa
Uma característica importante do tipo de alimentação é que é rica em antioxidantes que são substâncias que retardam o envelhecimento celular.
Os alimentos-chave para a vitalidade dos moradores de Okinawa graças ao seu alto teor de antioxidantes e por serem consumidos quase todos os dias são os que seguem abaixo:
Tofu, missô, cenoura, algas marinhas (kombu e nori), repolho, cebola, brotos de soja, batata doce, pimentões, grãos de soja, hechima (um tipo de pepino), goyá (verdura verde e amarga), chá sampicha (mistura de chá verde com flores de jasmim)
Os okinawanos ingerem em torno de 3 xícaras de chá sanpicha por dia. No Ocidente pode ser difícil encontrar a mistura, mas podemos optar pelo chá de jasmin e ou chá verde de alta qualidade. Um estudo realizado por Hiroko Sho na Universidade de Okinawa chegou a conclusão que o chá de jasmin fortalece o sistema imunológico, reduz risco de infarto e ajuda a aliviar o estresse e controla os níveis de colesterol no sangue.
Já o chá verde é considerado há séculos como um produto de alto poder medicinal. Estudos confirmam a influencia dessa planta milenar na longevidade. A planta conserva seus princípios ativos mesmo depois de seco e triturado, devido sua secagem ao ar livre sem fermentação, possui polifenóis e catequinas propriedades com os princípios ativos para a saúde, atua na redução dos radicais livres e desta forma auxilia na longevidade.
Mas o excesso de chá pode resultar em problemas hepáticos e tireoidianos principalmente para quem tem doença na glândula tireóide.
Consuma com moderação e avalie sempre junto com o médico e nutricionista.
Fonte consultada: .W.E. Bronner et. al. Method for Determining the Content of Catechins in
Tea Infusions by High Performance Liquid Chromatography.