Os dados científicos da dieta são oriundos dos estudos de Makoto Suzuki, médico cardiologista da Universidade de Ryukyu que publicou mais de 700 artigos científicos sobre a dieta e o envelhecimento em Okinawa desde os anos 1970.
J. Willox e C. Willox se uniram à pesquisa de Makoto e publicaram um livro considerado a Bíblia do tema, The Okinawa Program. Fruto de estudo de mais de 25 anos sobre a alimentação na ilha.
Durante este período puderam observar que a alimentação dos habitantes do local é baseada em cereais, arroz principalmente, e complementam com os dois tipos de macarrão japonês soba ou udon associado a uma grande variedade de verduras. A população ingere em torno de 18 alimentos diferentes por dia incluindo especiarias.
São cinco porções de verduras ou frutas por dia e utilizam como parâmetro de variabilidade a cor dos alimentos. Em uma mesa pode-se encontrar pimentões vermelhos, cenouras, berinjela, couve-flor, tomates, espinafre, etc.
E o que Okinawa tem de especial para ser a número um dentro do país número um?
- Comem pouco açúcar cerca de um terço da quantidade que o restante do Japão consome e quando comem o açúcar é proveniente da cana de açúcar. Doces e chocolates estão muito menos presente nos hábitos alimentares;
- Consomem a metade de sal que os demais japoneses, são 7 gr ao dia ao passo que a média do restante do país é de 12 gr;
- O baixo consumo calórico é comum nas cinco zonas azuis. Em Okinawa ingerem menos calorias dia em torno de 1.785 cal em comparação com a média do país com 2.068 cal.;
- Os que vivem em Okinawa ingerem peixe em média 3x na semana diferente de outras regiões do Japão onde a carne mais consumida é a carne de porco ainda que apenas uma a duas vezes na semana;
- A maior parte das shikuwasa do Japão, uma fruta cítrica de aspecto semelhante a uma tangerina, é cultivada em meio às encostas verdes regadas por água pura do local e possuem alto poder antioxidante 40 vezes maior do que a laranja.
Continuamos com mais sobre a Dieta de Okinawa no próximo artigo, quer viver mais de forma saudável?Então, não deixe de ler mais sobre os hábitos dos centenários.
Fonte consultada: Willcox, B. Makoto S. et al. The Okinawa Diet Plan: Get Leaner, Live Longer
and Never Feel Hungry.