Nos últimos anos, a interação da VITAMINA D com o sistema imunológico vem sendo alvo de um número crescente de pesquisas. A suplementação dessa vitamina que é um pro hormônio inclusive demonstra vantagens contra infecções respiratórias entre indivíduos com níveis baixos da mesma. Para fortalecer seu sistema imunológico e reduzir seus riscos de infecções virais, é desejável aumentar seu nível de vitamina D.
Na dose certa, a vitamina D ajuda a manter a SAÚDE do SISTEMA IMUNOLÓGICO. Isso acontece porque o receptor da vitamina D é expresso e sintetizado nas células de defesa (células B, células T e células apresentadoras de antígenos), interferindo beneficamente no meio imunológico.
Um estudo recente foi publicado pela Universidade de Torino na Itália, e sugere que a vitamina D pode ser grande aliada na prevenção de casos de Covid-19.
Notou-se que pacientes italianos com diagnóstico positivo para a doença, principalmente nos idosos tinham baixos níveis de vitamina D. Comprovadamente efetiva na redução de risco de infecções respiratórias de origem viral, o estudo sugere que a regularização dos níveis de vitamina D no organismo pode proporcionar maior resistência à infecção pelo coronavírus.
Uma pesquisa publicada no BRITISH MEDICAL JOURNAL em abril 2020 aponta que a insuficiência de vitamina D prevalece em casos graves de COVID-19.
O importante é que o estudo descobriu que 100% dos pacientes com COVID-19 abaixo dos 75 anos admitidos em unidades de terapia intensiva tinham insuficiência de vitamina D.
O Irish Medical Journal, também aponta as várias relações entre a deficiência de vitamina D e fatores conhecidos por afetarem a incidência de COVID-19, como o sexo masculino, síndrome respiratória aguda grave (SARS) e comorbidades como a obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
Mas então, como se otimiza o nível de vitamina D?
Será que eu preciso?
Dependendo da sua situação, talvez seja necessária a suplementação oral de vitamina D3.
Conquiste a SAÚDE INTEGRAL. PROCURE SEU MÉDICO.