Comum na alimentação dos brasileiros, o arroz e feijão se destacam em ganhos na saúde especialmente para praticante de exercícios físicos.
Os alimentos de origem vegetal, que são fonte de aminoácidos, são importantes e em sua maioria um único vegetal não fornece proteínas completas. É fundamental para dietas plant-based combinar alimentos que oferecem tipos diferentes de nutrientes para ter uma alimentação saudável e rica em proteínas, ou seja, a mistura e complementação entre eles é um fator importante para suprir às necessidades nutricionais do nosso corpo.
O feijão e arroz são ótimas fontes de proteína vegetal, e a combinação deles é considerada uma das melhores fontes proteicas para quem busca uma dieta equilibrada e ganho de massa muscular, especialmente para veganos e vegetarianos e atletas.
Feijão
Assim como as demais leguminosas, além de conter todos os aminoácidos essenciais, o feijão é uma excelente fonte de proteína vegetal, rico em ferro, zinco, manganês, ácido fólico e vitamina B1. Oferece grandes quantidades do aminoácido lisina mas muito pouco de metionina.
Arroz integral
Outro alimento fonte de aminoácidos essenciais, mas especialmente rico em metionina e cisteína. É pobre em lisina, o que torna a dupla feijão e arroz uma combinação perfeita. O arroz é rico em fibras, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e potássio. É um carboidrato de rápida absorção por isso prefira o arroz integral.
Porque a combinação destes dois alimentos são uma boa fonte proteica?
1. Complementação de aminoácidos
O casamento perfeito do feijão com o arroz: alimentos são ricos em aminoácidos diferentes e se complementam em sabor, em fonte de energia e de nutrientes. A união deles no prato fornece todos os aminoácidos essenciais para formar proteínas que o corpo humano precisa para construir e reparar tecidos musculares.
2. Valor Nutricional
Além de aminoácidos, o feijão e o arroz são compostos por carboidratos, fibras, vitaminas e minerais essenciais.
3. Outros benefícios
Além da proteína, o feijão e o arroz, também são fontes de carboidratos que fornecem maior energia, vitaminas e minerais, contribuindo para a saúde e o desempenho físico.
Lembrando que para ganho e preservação da massa muscular além da alimentação é fundamental um programa de treinamento de força muscular. Os músculos são essenciais para a longevidade e esta dupla de peso nutricional deve fazer parte da rotina de todos nós.
Fonte Consultada:
1. Pinheiro, B. Arroz e feijão: propriedades nutricionais e benefícios à saúde. www.agricultura.gov.br. Embrapa Estudos e Capacitação. Brasília-DF.