No programa de emagrecimento e de saúde, nos atendimentos individuais na clínica e nas redes sociais, sempre recebo a seguinte pergunta: “Troquei o refrigerante normal pelo zero (ou diet). Tomar regularmente esse tipo de bebida atrapalha o emagrecimento? Faz mal à saúde?”
A verdade é que tanto os refrigerantes comuns como diet e zero não trazem nenhum benefício para a saúde.
Basicamente, essas bebidas são uma mistura de água com gás, adoçantes artificiais, corantes artificiais, aromas artificiais e outros aditivos químicos artificiais. Aqui, vc pode notar que a palavra artificial se repete só para você ter uma ideia de como qualquer refrigerante é ruim, geralmente sem nenhum nutriente importante à saúde.
Pesquisas descobriram que uma grande ingestão de Adoçantes artificiais, como os presentes nos refrigerantes zero, está associada a um risco maior de obesidade e síndrome metabólica. Os pesquisadores concluíram que o refrigerante diet/zero pode estimular os hormônios da FOME e AUMENTAR o apetite, por alterar os receptores do sabor doce no cérebro. Ou seja, ao sentir o sabor doce do refrigerante zero, o organismo fica esperando uma grande porção de glicose (energia/calorias) e o “prazer” que viriam ao consumir açúcar. Mas, como isso nunca chega, pode gerar respostas no corpo para estimular uma ingestão maior de alimentos doces ou com alto teor calórico, resultando em ganho de peso.
Falando não só do quanto a ingestão regular de refrigerantes normal e zero pode fazer mal à saúde, o consumo da bebida já foi associado em alguns estudos a um maior risco de ter diabetes e doenças cardíacas, como infarto e hipertensão. Um estudo com 64.850 mulheres observou que o consumo de bebidas adoçadas artificialmente estava associado a um risco 21% maior de desenvolver diabetes tipo 2, em comparação a quem não ingere nenhum tipo de refrigerante.
Faz sentido que ele só piora a saúde e engorda?
📗1. Narain A, Et.al. Soft drink intake and the risk of metabolic syndrome: A systematic review and meta-analysis. Int J Clin Pract. 2017.
2. Crichton G, et al. Diet Soft Drink Consumption is Associated with the Metabolic Syndrome. Nutrients. 2015