Exercício físico e diabetes.

A inclusão de exercício físico regular é fundamental para uma melhor ação da insulina e controle glicêmico em indivíduos com diabetes. Pesquisas atuais sugerem que o diabetes em todos os tipos podem ser controlados  com exercício físico em grande parte por meio de melhorias na sensibilidade muscular à insulina.

Embora o exercício físico seja um dos pilares no manejo clínico da doença, muitos indivíduos não conseguem se tornar ou permanecer regularmente ativos.

Quando uma pessoa se exercita, é preciso menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue de forma adequada.

Apesar de as respostas variarem de acordo com cada indivíduo, um estudo publicado no American College of Sports and Medicine apontou que a queda dos níveis de glicose no sangue de pessoas, a maioria delas com diabetes tipo 2, permanecia de 2h a 48h após a prática de exercícios. Os índices desta queda variam de acordo com a intensidade e a duração do exercício.

A queda dos níveis de glicose está relacionada às células dos músculos, que possuem dois mecanismos fundamentais para estimular a captação de glicose e a síntese de glicogênio durante e após o exercício físico. Um deles é dependente da insulina e predomina durante o período de descanso, enquanto o outro é resultado das contrações musculares.

O exercício regular (tanto aeróbica como de força ) não está apenas associada à prevenção do diabetes, mas às complicações associadas à doença, sejam microvasculares ou macrovasculares, já que sustentam um estado em que há menos inflamações associadas à resistência de insulina e à hiperglicemia crônica.

Porém, um fator essencial para a realização de exercício como prevenção e combate ao diabetes é a regularidade. Exercitar-se com frequência melhora a resposta do organismo à insulina, por isso, o ideal é que a pessoa escolha uma modalidade que ela goste e torne disso um hábito, que irá proporcionar benefícios pontuais e de longo prazo.

Para se ter maior segurança os indivíduos devem ter controle adequado da glicemia.

Fonte: 1. American College of sports Medicine 2020.

2. Colberg R., et al. Exercise in the Treatment and Prevention of Diabetes

Current Sports Medicine 2009.

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.