Nem sempre o esporte ou a prática de exercícios traz apenas alegrias. Quando realizados sem uma alimentação adequada e sem orientação ou quando se extrapolam os limites do organismo, o corpo responde com uma lesão.
A alimentação adequada é uma aliada à saúde de todas as pessoas. Ela tanto pode te ajudar a ter saúde como ela pode te ajudar a manter ou piorar a sua doença. Em relação às lesões existem nutrientes que previnem contratura, distensões musculares, cãimbras, lesões articulares e ósseas.
A água é o principal nutriente que deverá ser ingerida não somente durante a prática do exercício físico mas durante todo o dia (mínimo 35ml/kg/dia). Ela auxilia no transporte e excreção de metabólitos gerados pela atividade física facilitando a recuperação muscular. Fontes protéicas: proteínas vegetais (ervilha, semente de abóbora, semente de girassol, semente de linhaça, arroz); ovos, peixes de água salgada. A proteína é um Macronutriente fundamental para a construção e reparação muscular. Fonte alimentar ricos em magnésio e potássio: banana, abacate, oleaginosas ( nozes, amêndoas, castanha de caju) , semente de abóbora e girassol, gergelim, beterraba, feijões, grão de bico, batata doce, verduras verde escuras como couve e espinafre, cacau (acima de 80% e sem açúcar ). Fonte alimentar ricos em ácidos graxos essenciais ômega 3: semente de chia, linhaça, salmão, bacalhau, sardinha. Atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes diminuindo a ação dos radicais livres no organismo e a probabilidade de lesões. Fique atento também a qualidade do movimento, a carga utilizada e a frequência de treinos.
A alimentação em conjunto com a suplementação de colágeno, vitamina C e de outros nutracêuticos podem te fornecer ainda mais saúde muscular, articular e óssea. Busque auxilio profissional.